26 de jun de 2011

[UPDATE] Tutorial Rápido: Como Desenhar Mangá - 01

Bom, pra começar, temos que entender que a arte é livre e, por isso, não há regras para ela. O que existem são padrões que podem ser seguidos ara chegar a determinado estilo ou forma específica.

Vamos começar esboçando uma cabeça. Damos a forma oval e a dividimos ao meio para equilibrar o desenho. Em seguida traçamos linhas horizontais. Elas servem para medir a altura de elementos com olhos, nariz e boca, no caso do nosso exemplo. Nessa fase rabisque à vontade, mas evite forçar muito o lápis. Se estiver trabalhando com algum software como o Photoshop o Corel Painter, trabalhe cada etapa em uma nova layer.

Em seguida, vamos começar a desenhar  personagem em cima da estrutura que criamos com a forma oval. Agora você vai entender que as linhas servem para não deixar o desenho desproporcional. Dê a forma que quiser aos olhos, nariz, boca , cabelos, orelhas etc mas lembre-se de coloca-las sempre nos locais em que você marcou na fase anterior. É a base para o seu desenho que começa agora.

A próxima fase consiste em apagar a fase 1. Não queremos que o esboço apareça no desenho final. Se você está usando um software, basta apagar a layer. Mas se fez  desenho a lápis, vai precisar usar a borracha. Nesta fase ocorre a arte-final. A maioria dos artistas, principalmente de quadrinhos, usam uma mesa de luz para refazer o desenho em uma nova folha utilizando nanquim. Você pode aplicar  nanquim em cima do desenho orginal também, mas isso pode causar algumas complicações para apagar a estrutura a lápis.

Seu desenho básico já está pronto, mas ainda podemos deixá-lo melhor dando tons de cores a ele. Como escolhi mangá para trabalhar, optei por usar apenas preto e branco. Essa fase ode ser tanto manual como digital, mas ela nos da a possibilidade de, por exemplo, escanear o desenho feito a lápis/nanquim e acrescentar coisas nos softwares. Se for fazer isso, não se esqueça de aplicar numa nova layer (blend mode multiply). Se escolher o manual, pode usar desde lápis de cor a aguada ou técnicas de pintura mais avançadas.


Parece comigo mas não sou eu. Essas formas são bases, mas você pode aplicar essa técnica de estrutura para criar o desenho ao seu jeito, só precisa adaptar. Formas mais redondas ara rostos mais gordos etc.Espero que seja útil e até a próxima!


Tente aplicar este modelo para desenhar os personagens abaixo:

[UPDATE] Fiz um vídeo bem curtinho pra mostrar na prática como funciona.


comments powered by Disqus

Copyright @ 2013 HQFan Beta.

Distributed By Blogger Themes | Designed by Templateism | MyBloggerLab