13 de ago de 2011

HQs Nacionais: A Escolha do Artista

Olá, galera arretada que se amarra em Banda Desenhada (e não estou falando de GorillaZ). É com essa piada pra lá de escrota que começo mais este post. Volta e meia anuncio no Twitter que quero trabalhar com um roteirista. Já falei sobre isso aqui, eu mesmo faço meus roteiros, desenhos, arte-final, cores, letras, algo mais que precise ser feito e a postagem. Brother, vá pra porra! Faço sozinho o trabalho de todo um estúdio de desenho. Ontem mesmo fiz todas essas etapas (menos postagem =P) em 5 páginas de mangá pra um teste em uma treta que surgiu. Isso toma tempo, por isso não produzo tanto quanto gostaria. Essa não é só a minha realidade, mas a de milhares de outros desenhistas do nosso Brasíu. É muito bom colocar as próprias idéias no papel, desenvolver os próprios personagens e dizer "este é o meu gibi", mas isso não ajuda na criação de uma sociedade consumidora de Histórias em Quadrinhos.

Vamos só relembrar mais ou menos como funciona um estúdio: Um cara escreve. Outro cara desenha a lápis, transcrevendo em imagens as idéias desse primeiro cara. Outro  finaliza o desenho à nanquim  e esta arte será colorida por uma outra pessoa (se a HQ for colorida, claro). Depois s textos são inseridos e a HQ vira uma revista em papel ou é publicada na internê (o que também envolve uma série de outras etapas). Assim pode-se criar um mercado consumidor, já que tem um produto pra se comercializar. Por que o Japão e os Estados Unidos vendem tantos quadrinhos? Por que eles sabem que, mesmo sendo uma peça de arte, estão lidando com uma coisa que vai ser consumida por pessoas que, se gostarem de uma edição, vão querer a segunda. Assim, eles entendem que precisam de regularidade e velocidade na produção. Se a edição 1 foi um sucesso, o público vai querer ler a número dois no mês seguinte. Entendendo isso, sabem que uma equipe, cada um fazendo sua parte, faz o trabalho mais rápido que um cara sozinho. Então, a certeza de que a número 2 vai estar nas bancas em pelo menos um mês é maior. Assim, a editora vende as revistas, paga os artistas e eles passam a viver desta forma, vendendo sua arte.

Supunhetemos que um artista talentoso de classe média precise escolher entre trabalhar em uma farmácia ou desenhar aquela ideia de roteiro que ele se empolga tanto em desenvolver. O que ele escolherá? A HQ só lhe renderia algum dinheiro, que nem seria tanto assim, sabe Deus quando, se alguém se interessar por seu trabalho, enquanto a farmácia lhe proporcionaria uma renda mensal estável, talvez não de encher os olhos e os bolsos, mas lhe garantiria dinheiro todo mês. O que acha que ele escolheria? O que você escolheria?
Muita gente tem que fazer essa escolha. Trabalham e ficam sem tempo até pra desenhar, imagine ainda escrever roteiro e passar por todas as etapas que citei no início do post. Assim, aquele cara que quer muito fazer quadrinhos deixa de desenhar, então nenhuma editora pode comprar sua HQ e, por consequência óbvia, não pode vendê-la ao público. Assim, não existe mercado. É essa a causa da não existência de um mercado 100% nacional? Digo que pode até não ser a principal ou de maior peso, mas ela tem muita importância. Já ouvi falarem que nós, desenhistas brasileiros, somos preguiçosos. Eu diria que pra muitos artistas falta motivação. Se alguém é contratado pra desenvolver um projeto, ele vai desenvolver (a não ser que seja de fato, preguiçoso). Ou talvez nem seja o dinheiro em si, mas o envolvimento em algum projeto regular.

Como encontrar, então, do nada pessoas pra suprirem todas as funções que o quadrinho comercial exige, assim, do nada? Fazer quadrinhos no Brasil é um grande desafio. Uma boa é procurar pessoas que partilhem dos mesmos ideais que você, que estejam realmente comprometidas e que também entendam e estejam dispostos a passar  pelas dificuldades que existem, assim como em qualquer outra profissão.

Aconselho a leitura da HQ "O Sonhador", do mestre Will Eisner.

Comentem aí e vamos continuar batendo esse papo.

Texto e ilustrações de Renan Passos (eu).  @Renan_Ishin

comments powered by Disqus

Copyright @ 2013 HQFan Beta.

Distributed By Blogger Themes | Designed by Templateism | MyBloggerLab