22 de jan de 2012

Que Lápis Usar pra Desenhar?


Oi, negads! Bom, quem curte desenhar sabe que em algum momento ele tem que decidir se vai dar um passo adiante e se profissionalizar ou se vai continuar fazendo “canto de caderno”. Mesmo que você não tenha a intenção de se tornar um grande ilustrador, é preciso saber que com pouca coisa você consegue melhorar o seu trabalho. O lápis que você usa vai influenciar bastante no resultado do seu trabalho. Mas qual a diferença entre os lápis, afinal de contas?



Bom, cada lápis tem um nível de dureza diferente. Ah, então quanto mais duro (ó as piranha pensando besteira), menos o fdp quebra? Não exatamente. Mas significa que quanto maior a dureza, mais claro vai ficar ser o seu traço. Mesmo que você aperte o lápis mais claro com muita força, dificilmente ele vai ter um traço tão escuro quanto o lápis de menor dureza. “E qual é a utilidade disso na minha vida, seu branquelo safado?” Depende de como você escolhe trabalhar. Eu costumo usar os lápis mais claros, entre o HB e o 2B pra fazer os esboços e em seguida uso um 4B ou um 6B pra dar a forma final do desenho antes da arte final. Mas vamos começar com o que NÃO USAR.

Existem lápis que são moles demais, que são tão moles que acho que deveriam estar fora da classificação HB, 2B etc. Um exemplo de lápis muito ruim pra desenhar é esse Bic Evolution (abaixo). Na verdade, eu acho esse lápis ruim até pra escrever. Não entendo como depois de uns dois ou três traços essa maldita ponta pode desaparecer tão rápido. Então desaconselho totalmente. Também desaconselho esse lápis da Mercur. Não sei se é implicância minha, mas não consigo fazer nem uma página e me sentir bem com esse lápis. Não use também este maldito lápis de R$ 0,30 centavos (a não ser que você esteja passando fome, pretende sair da pior fazendo ilustrações e não vê outra forma que não seja usar este lápis). Ele não é aconselhável pra desenho porque se você fizer um pouco de força acidental, machuca o papel e provavelmente você vai perder um bom tempo tentando apagar um maldito traço. Basicamente a ideia é: evite lápis ruins.



Eu aconselho os lápis de desenho da Faber-Castell e Staedtler, principalmente se você está começando. Eles não são caros e ao mesmo tempo te ajudam a melhorar seu trabalho. Pessoalmente, prefiro o da Faber-Castell.
Faber-Castell
Staedtler

Bom, pra finalizar, abaixo tem a numeração de alguns lápis e os exemplos de como ficam seus traços com eles, lembrando que o resultado também varia conforme a pressão que você usa no lápis.




comments powered by Disqus

Copyright @ 2013 HQFan Beta.

Distributed By Blogger Themes | Designed by Templateism | MyBloggerLab